A construção modular é um dos mais modernos conceitos empregados à engenharia civil. Essa técnica de construção vem revolucionando o mercado por trazer uma série de vantagens, a saber que diversos profissionais estão optando pela modulação na hora de erguer suas obras.
Além da parte visual que torna a construção modular bem diferente do conceito convencional, todo o processo de construção que aplica esta técnica usa processos diferentes. Desde as matérias-primas empregadas até a mão-de-obra, a construção modular se mostra realmente uma opção diferente de tudo que já se viu na engenharia.
O que é construção modular?
A construção modular é uma técnica usada na engenharia civil na hora de construir grandes obras. O seu conceito é utilizar módulos prontos e só “encaixá-los” lado a lado ou um sobre os outros. A diferença é que se antes os engenheiros pensavam na obra como um todo, agora é como se houvesse um quebra-cabeça, onde pequenas partes (módulos) são construídos separadamente para depois serem unidos e entregues ao cliente como produto final.
Quando dissemos que a construção modular era muito diferente da convencional, não estávamos brincando. Hoje existem grandes indústrias responsáveis pela construção destes módulos. Assim sendo, não há mais a necessidade de levantar uma obra do chão. Basta contratar o serviço desta empresa que transportará esses módulos até o local da construção e montá-los.
A construção modular tem uma parte visual única e as pessoas identificam facilmente as residências construídas com essa técnica. Elas são grandes cubos de pequenas partes separadas. Parece um cenário, onde cada módulo se construiu separadamente: cozinhas, salas, quartos e banheiros.
Tudo isso pode parecer muito estranho, mas a popularização desta técnica ocorreu justamente por ter uma série de vantagens. Hoje um engenheiro pode contratar uma grande empresa que atue na construção de tais módulos. Seu trabalho será apenas de unir todas as partes que serão entregues separadamente. Para entender melhor o porquê da construção modular ter virado uma tendência, separamos cinco vantagens do seu uso, confira:
Aumento da qualidade da produção
Optando pela construção modular a qualidade dos profissionais que você contrata deixa de ser uma preocupação. Uma vez que as grandes empresas que atuam nesse nicho são constantemente fiscalizadas para garantir que todo o processo haja rigorosamente dentro dos padrões de qualidade impostos pelos órgãos regulatórios.
Diminuição do tempo de obra
Esse é um dos pontos preferidos de quem escolhe pela construção modular. A construção modular pode levantar uma casa em uma ou duas semanas, enquanto antes levava meses, pois os módulos já ficam prontos. O engenheiro só precisa ligar os cabos, os encanamentos e os detalhes que não demoram muito, depois de posicionar os módulos corretamente. Assim, a obra fica pronta em tempo recorde.
Maior sustentabilidade
Contratar uma empresa que produz módulos para construção também garante que sua obra será mais sustentável. Afinal, você poupará desperdício de materiais e como tais empresas são constantemente fiscalizadas, grande parte da matéria-prima é sustentável, com produtos reutilizáveis e que não agridam o meio ambiente.
Redução de gastos com mão de obra e desperdícios
Outro ponto de interesse do engenheiro e cliente é que optando pelos módulos você não corre o risco do desperdício de materiais, o que é tão comum em todas as obras. Não precisa se preocupar em comprar tijolos ou cimento em excesso e ainda tem uma grande economia em mão de obra.
Facilidade na logística dos materiais
Por fim, as pessoas também elogiam a logística das construções modulares. Se antes para levantar uma casa era preciso diversas encomendas e entregas de materiais, com a construção modular você recebe na obra o módulo uma única vez e não precisa se preocupar com mais nada.